A INSPEÇÃO VISUAL REMOTA ou INSPEÇÃO VISUAL ROBOTIZADA é um processo de monitoramento feito por câmeras com tecnologia de ponta para proporcionar um sistema de visualização aprofundado com alta resolução e iluminação, essenciais para uma boa inspeção.
POR QUE FAZER A INSPEÇÃO VISUAL REMOTA?
Os métodos tradicionais requerem grande tempo de parada, alto custo e risco a integridade física dos colaboradores, pois fazem uso de escavações, entrada humana em espaços confinados, trabalhos em altura e utilização de equipamentos de grande porte.
As inspeções robóticas são uma solução facilmente adotável, alcançando locais e ambientes inóspitos, e minimizando o risco à vida humana em tarefas críticas e difícil acesso.
QUAL O OBJETIVO DA INSPEÇÃO VISUAL ROBOTIZADA?
Identificar se as condições para a execução das tarefas estão em conformidade com o padrão de qualidade.
Avaliar as condições internas dos mais diversos tipos de instalações quanto à forma, cor, simetria, presença de anormalidades; detecção de descontinuidade, rachaduras e qualquer tipo de avaria, principalmente nos casos de dificuldade de acesso pelas pessoas, na parte de dentro ou externa de uma instalação ou equipamento.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA INSPEÇÃO VISUAL REMOTA À DISTÂNCIA?
O maior benefício da inspeção visual remota e/ou robotizada à distância são ganhos de agilidade, disponibilidade da infraestrutura, além do incremento de segurança, sem exposição do homem ao risco.
QUAIS AS APLICAÇÕES PARA INSPEÇÕES VISUAIS REMOTAS À DISTÂNCIA?
A inspeção visual remota/ robotizada à distância tem aplicação em todo e qualquer ambiente, estrutura ou equipamento, onde não se pode ver com detalhes a olho nu em locais de difícil acesso, para identificação de qualquer tipo de avarias.
INSPEÇÃO PREDIAL
INSPEÇÃO DE TELHADOS E FACHADAS
Identificação e mapeamento de desgastes, fissuras, vidros soltos, quebrados ou trincados, deficiência nas juntas e rejunte, oxidação e corrosão nas esquadrias dentre outros.
SANEAMENTO
INSPEÇÕES DE ADUTORAS, GALERIAS PLUVIAIS E REDES DE ESGOTO para identificação e mapeamento de falhas nas estruturas, como presença de detritos e assoreamento, vazamentos, ligações clandestinas, deslocamento de juntas, infiltrações ou contaminações do lençol freático, deterioração da estrutura de concreto, obstruções, recalques, trincas e muitas outras avarias comumente encontradas nos sistemas de saneamento.
PLANTAS INDUSTRIAS (Petroquímica, Alimentícia, Siderurgica, Construção Civil, Automobilística, Energética, Automotiva e outras)
As inspeções robóticas permitem avaliar com segurança e confiabilidade as condições em tubulações de todos os diâmetros, dobras, seções verticais e áreas de risco, shafts, entre pisos e espaços confinados para identificação e mapeamento de falhas como corrosão em locais críticos, avaliação da integridade da solda, localização e detecção de vazamentos, inspeção de tubos, dutos, embarcações, vagões, medição de espessura e da infraestrutura, busca e identificação de objetos estranhos e diversas outras avarias.